António Manuel Lopes Tavares
Doutor em Ciência Política, Relações Internacionais e Cidadania, é Licenciado em Direito.
Gestor de empresas e Professor Universitário.
Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Montepio Geral
Presidente do Conselho Fiscal da Real Seguros SÁ
Presidente do Conselho Fiscal da Patris SÁ
Presidente do Conselho Fiscal da União das Misericórdias Portuguesas
Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto
Professor Auxiliar na Universidade Lusófona Centro Universitário do Porto
Presidente da Mesa da Assembleia Geral do FC Porto
Diretor da Associação Amigos do Coliseu do Porto
Avelino Oliveira
Nasceu em 1970 no Porto. Estudou arquitetura na primeira metade da década de 90, concluindo o curso em 1995 após ter pertencido à primeira geração de estudantes Erasmus, onde durante um ano privou na Universidade de Bath em Inglaterra, com nomes britânicos bem conhecidos como Peter Smithson ou Patrick Hodginkson. Um ano antes, 1994, realizou o seu estágio académico no Gabinete de Planeamento e Urbanismo da Câmara Municipal do Porto, o que o levou a concorrer e trabalhar durante três anos no gabinete de projetos da Câmara municipal de Vila do Conde. Já início do milénio saiu para Barcelona onde realizou uma pós-graduação em Projetos Arquitetónicos na Universidade Politécnica da Catalunha. Em 2012 concluiu o seu Doutoramento em Portugal com uma tese onde a temática incide sobre a habitação em Portugal. A sua atividade profissional enquanto arquiteto é exercida na OVAL que fundou no início da década de 90. O seu trabalho está publicado em revistas de Arquitectura e construção em vários Países. Está desde 2001 ligado à carreira académica, leciona no Instituto de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, na área de Políticas do Território e no curso de Arquitectura da Universidade Fernando Pessoa. Integrou os órgãos sociais da Ordem dos Arquitectos Portugueses desde 2007, e foi Presidente da Assembleia de Delegados de 2017 a 2020. Está ligado às áreas do planeamento e mobilidade onde trabalha exclusivamente com entidades publicas como é o caso das Comunidades Intermunicipais e de vários municípios. De 2013 a 2017 desempenhou o cargo de Secretário Executivo da Área Metropolitana do Porto coordenando as áreas de Planeamento e Mobilidade e as funções de autoridade de transportes. Foi também administrador não executivo da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) de 2018 a 2021. Pertence ao Conselho editorial e realiza as funções de “peer review” em revistas científicas indexadas em Portugal, Letónia e Brasil. Em Outubro de 2023 foi eleito Presidente do Conselho Diretivo da Ordem dos Arquitectos.
Canan Tercan
Canan Tercan is a PhD faculty member of Istanbul Aydın University Political Science International Relations Department, she is post doctoral reasercher at Sapienza Di Roma University, Roma, Italy. Her PhD degree from Istanbul Sabahattin Zaim University, Political Science and International Relations, (2021) and first master Istanbul University, Political Science and Public Administration, and her second master Istanbul Sabahattin Zaim University, Psychological Counseling. Her bachelors; Istanbul University, English Language and Literature, and Istanbul University, Sociology, (Double Mayor) and Istanbul University, International Relations, (Minor) 2013. Besides her academic studies, she is also working on media in Türkiye. Tercan has weekly tv show at “ekoturk” tv channel from 2021 as a moderator. Besides Tercan She appears weekly on many television channels as a news commentator and guest on discussion programs. Areas of study: International relations, corruption, Spanish politics, Italian politics, French politics, Far-right parties and Europe, Catholic communities and politics. Gender, liberalism, family therapy, anthropology.
João Pereira
Jornalista/Pivot/Coordenador de Informação no Porto Canal
Licenciado em Comunicação Social pela ESEV - Instituto Politécnico de Viseu
Pós-Graduado em Comunicação Autárquica pelo ISAG - European Business School
Jorge Barros Mendes
Concluiu o Mestrado em Mestrado em Direito em 2007 e a Licenciatura em Direito em 2002 pela Universidade Católica Portuguesa. Advogado na Delgado e Associados, onde atua na área da proteção de dados e compliance, desde 2008. É Professor Adjunto no Instituto Politécnico de Leiria e Coordenador de Curso, desde 2018. Encarregado de Proteção de Dados no Setor Automóvel e no Setor da Saúde. Presidente do Conselho Regional do Porto da Ordem dos Advogados, desde 2023. Tem dedicado os últimos anos a investigar a matéria da proteção de dados, participando em inúmeras conferências nacionais e internacionais sobre o tema.
José Luís da Rocha Ceia
Vice-Presidente do Conselho de Administração AEP – Associação Empresarial de Portugal, é Doutorado em Administração de Empresas e Comércio Internacional pela Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais – Universidade da Estremadura – Espanha; Licenciado em Engenharia Química pelo Instituto Superior Técnico - Universidade Técnica de Lisboa; MBA em Administração de Empresas _ Universidade Fernando Pessoa, Pós-Graduação em Gestão de Centros Históricos pela Universidade do Minho; Curso de formação World Class Manafacturing EU – JAPAN – Centre for Cooperation – Toytota Production Sistem; Curso – Construção de infraestruturas pela Shangai Business School (China); Programa Avançado Dirigismo Empresarial I e I (Estratégia Liderança; Inovação; Mercados; Marketing; Relações Externas e Cooperação; Acolhimento Empresarial e Captação de Investimento. Gestor Energético -INEGA - Instituto Enerxetico de Galicia; Membro Sénior da Ordem dos Engenheiros – Colégio de Química e Biologia -nº 26553; Administrador dos SAS IPVC– Serviços de Ação Social do IPVC; Vice- presidente do Conselho de Administração da AEP – Associação Empresarial de Portugal Presidente da CEVAL – Confederação Empresarial do Alto Minho; Vice-presidente do Conselho Geral da CIP- Confederação Empresarial de Portugal; Presidente do Conselho Fiscal do CITIN – Centro de Interface Industrial; Membro da Direção da Área Alto Minho - Agência de Energia; Membro do Conselho Consultivo da Fundação da Caixa de Credito Agrícola do Noroeste; Presidente as Associação Aeroplanum - Aeródromo Alto Minho| Galiza; Diretor da Mercatus – Agrupamento Europeu de Cooperação Económica Transfromteiriça; Tesoureiro da ESCTA – European Council for Student Affairs; Professor Adjunto Convidado no IPVC – Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
José Ribamar Sanches Prazeres
Procurador de Justiça, Diretor Geral da Escola Superior do Ministério Público do Maranhão, um nome de grande referência nesse campo. seu ingresso no MPMA ocorreu no ano de 1991, tendo inicialmente trabalhado como promotor de justiça nas comarcas das cidades de Mirador e Carolina, até ser promovido para São Luís, em 1996, onde assumiu a 6ª Promotoria de Justiça Cível. Na Capital do Estado, atuou também na Promotoria de Justiça de Investigação Criminal e Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa. Em 2023, foi promovido, por merecimento, para o cargo de Procurador de Justiça.
Pedro Capucho
É Diretor Executivo da Direção de Inteligência Económica da CIP – Confederação Empresarial de Portugal, desde 2011. Trabalhou, anteriormente, na AEP – Associação Empresarial de Portugal, onde desempenhou o cargo de Diretor do Gabinete de Estudos. Foi docente na Faculdade de Economia do Porto e no Instituto de Estudos Superiores Financeiros e Fiscais. Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia do Porto, pós-graduado em Estudos Europeus pelo Colégio da Europa (Bruges) e mestre em Economia Europeia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.
Pedro Miguel Fonseca
Percurso profissional: Diretor da Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC) da Polícia Judiciária (2022-2025); COORDENADOR SUPERIOR DE INVESTIGAÇÃO CRIMINAL DA POLÍCIA JUDICIÁRIA (2018-2025); COORDENADOR DE INVESTIGAÇÃO CRIMINAL DA POLÍCIA JUDICIÁRIA (2001-2018); INSPETOR DA POLÍCIA JUDICIÁRIA (1998-2001).
Formação Académica: Licenciatura em Direito (FAC. DIREITO UNIVERSIDADE LISBOA); Pós-graduação em Direito Penal Económico e Europeu (FAC. DIREITO UNIVERSIDADE COIMBRA).
Atividade docente: Formador externo (área jurídica) do Instituto de Polícia Judiciária e Ciências Criminais (IPJCC);
Colaborador em pós-graduações da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL); Colaborador em pós-graduações e mestrados do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (ISCAL).
Rui Miguel Pereira Cardoso
Director do Departamento Central de Investigação e Acção Penal desde desde novembro de 2024
Procurador-geral adjunto, Procuradoria-Geral Regional de Évora desde setembro de 2024
Docente do Centro de Formação Jurídica e Judiciária de Timor-Leste desde fevereiro de 2023
Procurador da República, Ministério Público desde 1995
Docente do Centro de Estudos Judiciários de setembro de 2016 a janeiro de 2023
Sergio Victor Tamer
Presidente e fundador do Centro de Estudos Constitucionais e de Gestão Pública - CECGP. Foi Procurador Federal, com exercício na Universidade Federal do Maranhão, até 8.2.2011. É advogado dos quadros da OAB-MA, onde por diversas vezes foi membro do Conselho Estadual e Presidente da Comissão de Direitos Humanos. Integra, também, o quadro de advogados da Ordem dos Advogados de Portugal, Lisboa e é membro do Centro de Investigação em Ciência Jurídica da Universidade Portucalense, na cidade do Porto. De 2009 a 2013, foi membro efetivo do Conselho de Gestão Estratégica das Políticas Públicas do Governo do Estado do Maranhão onde. exerceu o cargo de Secretário de Estado dos Direitos Humanos (2009-2010) e de Secretário de Estado de Justiça e de Administração Penitenciária (2011-fev. 2013). Recebeu em 2008, da Câmara Municipal de São Luís a Medalha de Mérito “Simão Estácio da Silveira”. Em 2009, do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região, a Medalha da “Ordem Timbira do Mérito Judiciário do Trabalho”. Da Polícia Militar do Estado do Maranhão, a Medalha de Mérito “Brigadeiro Falcão”. E do Governo do Estado, em 2012, por ocasião do 4º Centenário da Cidade de São Luís, a Medalha “Ordem Timbira”, no grau de Comendador. É membro efetivo da Academia Maranhense de Letras Jurídicas. Em seu currículo constam dezenas de artigos jurídicos publicados na Revista Consulex, desde o ano de 1998, sendo ainda autor de capítulos de livros de diversas publicações da área do direito. Proferiu palestras em instituições públicas de São Luís, Lisboa, Porto e Salamanca. É autor dos livros: “As palavras e os sonhos: uma visão do liberalismo social”. São Luís, Editora Plamar, 2000. “Fundamentos do Estado Democrático e a Hipertrofia do Executivo no Brasil”. Porto Alegre, Editora Fabris, 2002. “Atos Políticos e Direitos Sociais nas Democracias”. Porto Alegre, Editora Fabris, 2005. “Direitos Humanos, Criminalidade e Desigualdade Social no Brasil”. São Luís, OAB-MA, 2005 e “Legitimidad Judicial en la Garantía de los Derechos Sociales: especial referencia à la ejecución penal en el Estado de Maranhão” – editora Ratio Legis, Salamanca, ES. Formado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (1980), o professor Sergio Tamer concluiu o curso de Mestrado em Direito Público pela Universidade Federal de Pernambuco – UFP e, no ano 2000 e o doutorado em Direito Constitucional (2013) na Universidade de Salamanca, Espanha, sob a orientação da Professora Doutora Ángela Figueruelo Burrieza.